CIRCO SOLAR

Rio de Janeiro, 2022

Fornecedores

Uma parceria

O Projeto Circo Solar é o piloto da expansão do modelo de desenvolvimento comunitário sustentável da Revolusolar para novos territórios. Trata-se do primeiro projeto realizado pela Revolusolar fora da Babilônia e Chapéu Mangueira, territórios de origem da instituição.
Com a importante parceria do Circo, o objetivo geral é criar um movimento de transição energética socialmente justa e inclusiva na região central do Rio, até 2030.

Com a importante parceria do Circo, o objetivo geral é criar um movimento de transição energética socialmente justa e inclusiva na região central do Rio, até 2030.

O Circo Crescer e Viver é um “um circo social que junta pessoas para inventar histórias individuais e fazer do encontro o trampolim para saltos coletivos”. O Circo é referência na criação e implementação de ações focadas no desenvolvimento socioeconômico, sociocultural e socioambiental da comunidade onde estão sediados, buscando gerar impacto na melhoria da qualidade de vida dos vizinhos e fazer da Cidade Nova – bairro histórico da região central do Rio de Janeiro e suas adjacências -, uma comunidade resiliente, próspera, acolhedora e vibrante. A principal apoiadora do projeto é a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

EIXO

O modelo de desenvolvimento comunitário sustentável proposto pela Revolusolar tem como premissa a participação direta do público alvo na construção das soluções, e para isso envolve 3 eixos principais:

  • Programa de Energia Sustentável (instalação de energia solar);
  • Programa de Formação Profissional (de instaladores solares e eletricistas);
  • Programa de Educação Ambiental (para crianças e adolescentes locais)

IMPACTOS

A instalação de energia solar levará a uma redução das contas de energia do Circo, possibilitando o reinvestimento em atividades sociais na região. 

As placas solares servem como instrumento de educação ambiental para as crianças e adolescentes, promovendo seu engajamento no projeto e preparando a nova geração para se tornar multiplicadora do conhecimento sobre energia sustentável na região.

A energia solar instalada no Circo também tem um importante papel no sentido de tangibilizar o processo de aprendizagem nos cursos técnicos. A formação de um grupo local de instaladores(as) facilitará ainda a posterior manutenção das placas no Circo.

O sistema de energia solar no Circo está dividido em 2 etapas: na primeira etapa (março de 2022), a primeira metade do sistema (30 placas, totalizando capacidade de 15 kWp) irá gerar em média 1.700 kWh por mês. A segunda etapa (30 placas adicionais, totalizando capacidade de 30 kWp) completará a geração própria de todo o potencial do Circo (3.400 kWh por mês), e será realizada pelo grupo de instaladores formados no projeto.

Serão 17 moradores de comunidades de baixa renda do entorno do Circo formados inicialmente como eletricistas e auxiliares de instalação solar, com possibilidade de avanços no programa de formação, podendo se tornar no futuro Instaladores Líderes e Eletrotécnicos. 

Cerca de 200 crianças e adolescentes beneficiárias do Programa Circo Social serão sensibilizadas com oficinas de educação ambiental semanais, abrangendo temas como: água, resíduos, biodiversidade, energia sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

CRONOGRAMA

RESPONSÁVEIS

Contamos com importantes parcerias para viabilizar o projeto: A equipe da Revolusolar, composta por gestores técnicos, educacionais e de voluntários(as), é responsável pela instalação de energia solar, execução das oficinas de educação ambiental e pelo Módulo Introdutório do Programa de Formação Profissional.  Os cursos profissionalizantes avançados são realizados por escolas técnicas especializadas no setor.

INAUGURAÇÃO

O Circo Solar teve seu início em Março de 2022 e foi oficialmente inaugurado no dia 10/03/2022 em um evento no Circo Crescer e Viver que contou com a presença 190 pessoas, incluindo  autoridades, ambientalistas, representantes de empresas do setor de energia, comunidade acadêmica, organizações da sociedade civil e moradores das comunidades no entorno.

Você pode fazer a diferença!

Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável.Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com isso. Você pode checar nossa Política de Privacidade aqui.
Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com isso. Você pode checar nossa Política de Privacidade aqui.