O Projeto Circo Solar é o piloto da expansão do modelo de desenvolvimento comunitário sustentável da Revolusolar para novos territórios. Trata-se do primeiro projeto realizado pela Revolusolar fora da Babilônia e Chapéu Mangueira, territórios de origem da instituição.
Com a importante parceria do Circo, o objetivo geral é criar um movimento de transição energética socialmente justa e inclusiva na região central do Rio, até 2030.
Com a importante parceria do Circo, o objetivo geral é criar um movimento de transição energética socialmente justa e inclusiva na região central do Rio, até 2030.
O modelo de desenvolvimento comunitário sustentável proposto pela Revolusolar tem como premissa a participação direta do público alvo na construção das soluções, e para isso envolve 3 eixos principais:
A instalação de energia solar levará a uma redução das contas de energia do Circo, possibilitando o reinvestimento em atividades sociais na região.
As placas solares servem como instrumento de educação ambiental para as crianças e adolescentes, promovendo seu engajamento no projeto e preparando a nova geração para se tornar multiplicadora do conhecimento sobre energia sustentável na região.
A energia solar instalada no Circo também tem um importante papel no sentido de tangibilizar o processo de aprendizagem nos cursos técnicos. A formação de um grupo local de instaladores(as) facilitará ainda a posterior manutenção das placas no Circo.
O sistema de energia solar no Circo está dividido em 2 etapas: na primeira etapa (março de 2022), a primeira metade do sistema (30 placas, totalizando capacidade de 15 kWp) irá gerar em média 1.700 kWh por mês. A segunda etapa (30 placas adicionais, totalizando capacidade de 30 kWp) completará a geração própria de todo o potencial do Circo (3.400 kWh por mês), e será realizada pelo grupo de instaladores formados no projeto.
Serão 17 moradores de comunidades de baixa renda do entorno do Circo formados inicialmente como eletricistas e auxiliares de instalação solar, com possibilidade de avanços no programa de formação, podendo se tornar no futuro Instaladores Líderes e Eletrotécnicos.
Cerca de 200 crianças e adolescentes beneficiárias do Programa Circo Social serão sensibilizadas com oficinas de educação ambiental semanais, abrangendo temas como: água, resíduos, biodiversidade, energia sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outros.
O Circo Solar teve seu início em Março de 2022 e foi oficialmente inaugurado no dia 10/03/2022 em um evento no Circo Crescer e Viver que contou com a presença 190 pessoas, incluindo autoridades, ambientalistas, representantes de empresas do setor de energia, comunidade acadêmica, organizações da sociedade civil e moradores das comunidades no entorno.
Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável.Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.