Sobre Nós

A Revolusolar é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda por meio da energia solar. Unimos comunidades, academia, setor privado e setor público para construção de um modelo de energia solar social.

A nossa metodologia, Ciclo Solar, combina instalações solares com iniciativas de eficiência energética, formação profissional e atividades culturais e educativas para promover o envolvimento ativo da comunidade. Com isso, nesses locais há maior segurança e eficiência energética e retorno financeiro na conta de luz dos envolvidos. Conheça nossos projetos!

Valores

Nossos valores nos guiam rumo ao nosso propósito e nos unem em uma só energia e vontade de impactar positivamente o mundo!
#ContaComigo
#TamoJunto
#SemFiltro
#LuzParaNovasIdeias
#Raiz
#Maximize

Visão de transformação

Brasil com energia sustentável, confiável, moderna e a preços acessíveis para toda a sociedade, promovendo uma melhor qualidade de vida à população e contribuindo para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas

História

História

A Revolusolar foi fundada em 2015 no Morro da Babilônia, no Leme, no Rio de Janeiro. Percebendo o potencial de transformação que a energia solar poderia ter nas comunidades, empreendedores locais e estrangeiros  se uniram a lideranças comunitárias e fundaram a ONG em 20 de outubro daquele ano. As duas primeiras instalações de energia solar foram realizadas em 2016 em empreendimentos na favela. Em 2017, foi realizada uma pesquisa de campo em 100 residências da comunidade em busca de um diagnóstico sobre o acesso à energia elétrica na Babilônia. Publicada em 2018, a pesquisa revelou que uma minoria era beneficiada pela Tarifa Social e que a maioria estava com consumo e pagamento de energia elétrica regularizados, sendo um importante insumo para o desenho das soluções da ONG. 
Em 2019, iniciamos um profundo processo de profissionalização da ONG. A equipe de gestão participou de programas de formação e aceleração e trabalhamos com consultorias nacionais e internacionais. Em 2020, lançamos o Portal da Transparência no site oficial da Revolusolar, com a publicação dos demonstrativos financeiros e relatórios de atividades. Aprovamos o novo Estatuto Social e foram eleitos novos Diretores, Conselheiros(as) e Associados(as). Também firmamos parcerias com empresas do setor de energia solar, o que nos permitiu retomar o projeto de construção de uma cooperativa, que foi instalada na Associação de Moradores da Babilônia em 2021.
A partir daí, percebemos a necessidade de desenvolver uma metodologia de atuação, envolvendo, além das instalações solares, programas de capacitação profissional e de educação e cultura. Essas frentes foram iniciadas ainda em 2018, mesmo ano em que realizamos a primeira instalação solar em um espaço comunitário na comunidade (Escolinha Tia Percilia), feita pelos próprios instaladores formados localmente.
Primeiro projeto realizado pela Revolusolar fora da Babilônia e Chapéu Mangueira, o Circo Solar, uma parceria com o Circo Crescer e Viver, foi inaugurado em 2022. Queremos replicar essa experiência tanto em novos equipamentos culturais como em outras edificações da Cidade Nova, onde fica a nova sede da ONG, inaugurada em 2023, para construirmos juntos um bairro solar. com o Instituto Favela da Paz e Worley (projeto no Jardim Nakamura).
Em 2023, por meio do projeto Kurasy Turí, chegamos na Amazônia, onde instalamos um sistema fotovoltaico híbrido na Escola Indígena Municipal Arú Waimi, localizada na comunidade indígena de Terra Preta, na região metropolitana de Manaus. Neste mesmo ano, contando com a experiência da Revolusolar, o CEASM e o Museu da Maré firmamos uma parceria para a introdução da metodologia Ciclo Solar no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Da mesma forma, colaboramos com a replicação da metodologia em São Paulo, com o Instituto Polis (projeto no Conjunto Habitacional Paulo Freire) e com o Instituto Favela da Paz e Worley (projeto no Jardim Nakamura).

Prêmios e Reconhecimentos

Prêmios e Reconhecimentos

(2020)

(2020)

(2020)

(2019)

(2021)

(2021)

(2022)

(2022)

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!
plugins premium WordPress
Bu saytdakı bəzi oyunlar hətta Mostbet onlayn kazinonun rəğbətini qazandığı üçün Populyar Oyunlar kateqiyasında da yer tutub. 1win Tətbiqdə qeydiyyatı tamamladıqdan sonra avtomatik başlanğıc etmiş olursunuz. 1win aviator Bu ağıllı kart oyununda başqa oyunçulara düzəngah oxuyun və bacarıqlarınızı nümayiş etdirin. 1win azerbaycan Yalnız statusa və xidmətin sürəkli müddət işlədiyinə etibar görmək olmaz. 1win