Energia para Todos 4.0 (SP)

Em 2021, foi instalado um sistema fotovoltaico de 8.5 kW no Instituto Favela da Paz, que abriga coletivos que trabalham com alimentação saudável, saúde e bem estar, arte, cultura, sustentabilidade e educação. Com isso, a conta de energia da instituição diminuiu 90%, possibilitando que os recursos fossem revertidos para atividades sociais, educacionais e culturais. 
Em 2023, 22 moradores foram capacitados para atuar com as usinas solares e participaram da instalação de 55 placas solares em um galpão, o espaço cultural Unidiversidade do Samba. Essa é uma iniciativa da Worley (empresa australiana de engenharia que financiou e mobilizou voluntários da empresa para apoio nas capacitações e instalações), tem articulação do Instituto Favela da Paz, doação de painéis solares pela Embaixada Australiana no Brasil, e parceria da Revolusolar e da CL Solar. 

Em 2024, foi criada a Associação Favela Solar, em que atualmente fazem parte 20 famílias da comunidade. Em maio, outros 55 painéis serão instalados pelos instaladores formados sobre o espaço cultural, totalizando 110 painéis.

  • Instalação de sistema de energia solar fotovoltaica de 8.5 kW no Instituto Favela da Paz, em 2021, reduzindo em 90% a conta de energia da instituição (revertida para atividades sociais, educacionais e culturais)
  • Instalação de sistema de energia solar fotovoltaica no espaço cultural Unidiversidade do Samba de 55 kW, em 2024, na modalidade de geração compartilhada, e criação da Associação Favela Solar, com 20 famílias associadas, o pode gerar economias de 60% a 90% nas contas de cada família.
22 instaladores solares da comunidade formados como instaladores de energia solar.
  • Oficinas participativas com a comunidade sobre formação da associação de energia solar
  • Debates públicos sobre energia nos eventos comunitários mensais do bairro

Resultados

55kW

instalados (46 UCs*)

66mil+ /ano

em economias com energia por ano

10

moradores formados

16 ton

de CO2 evitadas

Parcerias

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!