Projetos

A Revolusolar atua desde 2015  com implementação de projetos de energia solar social. Iniciamos nosso trabalho no Rio de Janeiro e estamos em expansão para outros estados e regiões do Brasil.
Acreditamos e investimos em parcerias. Com isso, a Revolusolar propõe, idealiza e realiza projetos inovadores, seguindo as tendências mundiais para fazer uma transição energética justa, inclusiva e popular em comunidades de baixa renda.
A nossa metodologia, Ciclo Solar, combina instalações solares com iniciativas de eficiência energética, formação profissional e atividades culturais e educativas para promover o envolvimento ativo da comunidade. Com isso, nesses locais há maior segurança e eficiência energética e retorno financeiro na conta de luz dos envolvidos.

Cada local do país vive seus próprios desafios e especificidades. Mas há caminhos comuns que podem ser trilhados e beneficiar quem mais precisa. Conheça abaixo nossos resultados e projetos em andamento. Para participar dessa revolução solar, clique aqui!

Resultados de Impacto

172 kW

 instalados

+200 MWh

 gerados

16 ton

de CO2 evitadas

R$ 200.000 +

em economias com energia

70

moradores formados

100+

crianças ativas no programa educacional

+2.000

pessoas impactadas diretamente

7 Territórios de baixa renda com energia solar

Babilônia e Chapéu Mangueira (RJ)
A história da Revolusolar começou nessas favelas da zona sul carioca. Em 2021, foi criada a Cooperativa Percília e Lúcio de Energias Renováveis de energia solar local, a 1ª em uma favela do Brasil. Desde então, as melhorias e expansões da iniciativa são constantes!
Kurasí Tury (AM)
A comunidade indígena de Terra Preta, no município de Manaus, desde 2023 têm o fornecimento de energia estável e sustentável garantido por painéis solares e baterias. É um modelo a ser replicado na Amazônia!
Circo Solar (RJ)
Desde 2022, o Circo Crescer e Viver gera a sua própria energia com painéis fotovoltaicos . A economia na conta de luz é revertida em projetos socioambientais no Centro do Rio de Janeiro. 
‘O Sol Nasce para Todos’ - Complexo de Favelas da Maré (RJ)
No Complexo de Favelas da Maré, o maior do Rio de Janeiro, a energia solar abastece o Museu da Maré desde 2023. As economias são fundamentais para a manutenção das atividades sociais no local: há brinquedoteca, exposições e biblioteca.
Energia para Todos 4.0 (SP)
Trata-se da primeira iniciativa de energia solar em periferias de São Paulo. Desde 2021, painéis solares abastecem o Instituto Favela da Paz e possibilitam a execução de projetos sociais. O trabalho não para: a expansão para as famílias locais está prevista para 2024, com a criação de uma associação de energia solar. 
Coletivo de Energia Solar Paulo Freire (SP)
Desde 2023, é a energia solar que abastece as áreas comuns no Conjunto Habitacional Paulo Freire, empreendimento de habitação social na capital paulista. O projeto é realizado com o Instituto Pólis.
Comunidade Solar (ES)
Em 2023, a Revolusolar iniciou sua atuação no Espírito Santo, em uma parceria com a EDP,  empresa responsável pela concessão de energia de 90% do território estadual. Dessa união, nasceu o projeto Comunidade Solar, de Jabaeté, território localizado em Vila Velha
Coletivo de Energia Solar Paulo Freire (SP)
Desde 2023, é a energia solar que abastece as áreas comuns no Conjunto Habitacional Paulo Freire, empreendimento de habitação social na capital paulista. O projeto é realizado com o Instituto Pólis.
Promovemos o desenvolvimento sustentável a partir da energia solar em 3 frentes de atuação:
Essa metodologia de trabalho foi batizada de “Ciclo Solar“. As instalações de energia são feitas e mantidas por técnicos locais capacitados  A capacitação técnica e profissional, aliada à atividades de educação e cultura, promove o envolvimento da população local em todas as fases dos projetos e busca fomentar a autonomia e protagonismo da comunidade.

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!