Babilônia e Chapéu Mangueira (RJ)

Nas favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro, em 2021 foi criada, com apoio da Revolusolar, a usina da 1ª cooperativa de energia solar em uma favela do Brasil. Há painéis solares instalados no telhado da Associação de Moradores da Babilônia, em uma quadra esportiva e sobre uma escola e, juntos, compõem um sistema de geração compartilhada de energia que beneficia as 50 famílias ligadas à Cooperativa Percília e Lúcio de Energias Renováveis. O resultado faz diferença no dia a dia dos cooperados: desconto na conta de luz e garantia de abastecimento de energia em suas casas. Para 2024, está prevista a expansão do atendimento para até 100 famílias e a instalação de mais painéis solares. 
Esse é um marco para a cidade, para as favelas e para a energia solar social do país. Para a Revolusolar, é uma conquista, e o resultado da parceria com a comunidade. Foi na favela da Babilônia que a Revolusolar foi criada, em 2015, para então expandir suas atividades na comunidade vizinha, Chapéu Mangueira. Os morros ficam junto à Praia do Leme, uma das mais nobres áreas da capital fluminense. 
Em 2016, foram feitas as primeiras instalações em dois empreendimentos comerciais: Estrelas da Babilônia e Babilônia Rio Hostel. Em 2018, os próprios moradores da comunidade, capacitados como instaladores de energia solar, realizaram a  instalação em um espaço comunitário, a Escolinha Tia Percilia. Em 2023, novos painéis foram instalados e passaram a beneficiar os cooperados: estão na quadra de esportes da Babilônia e no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Dona Marcela, instituição ligada à rede municipal de ensino.

Ações de eficiência energética e instalação de sistemas fotovoltaicos em 2 empreendimentos comerciais locais,  1 escola comunitária, 1 residência (com telhas solares) e 3 usinas compartilhadas na Associação de Moradores da Babilônia, EDI Dona Marcela e Quadra da Babilônia, totalizando 64 kWp e gerando economias na ordem de R$ 80 mil  anuais.

30 moradores formados como eletricistas e auxiliares de instalação solar.

  • Mais de 300 crianças e adolescentes já participaram de oficinas de educação ambiental.
  • Capacitação de lideranças comunitárias e gestores da cooperativa de energia solar. 
  • Eventos e oficinas públicos educacionais e culturais sobre energia sustentável.

Resultados

65kW

instalados (46 UCs*)

+ R$78 mil

em economias com energia por ano

30

moradores formados

300+

crianças nas oficinas de educação ambiental .

Apoio

Realização

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!