O curso online ‘Justiça Energética e Transição Justa’ foi construído em parceria com o Instituto Polis com o objetivo de capacitar gestores públicos, lideranças sociais e demais interessados em implementar projetos de Energia Solar Social, em especial no contexto de habitação social, acelerando o processo de transição energética justa no Brasil.
O curso passa por conteúdos teóricos sobre direito à cidade, acesso à energia, transformação e transição energética, revolução da energia solar, além de aulas com aplicações práticas sobre financiamento, modelos de negócio e operacionalização de energia solar para empreendimentos de habitação de interesse social.
A Cartilha de ‘Energia Solar Social para instituições sociais, educacionais e culturais; uso coletivo e produtivo; com autogestão e geração de empregos verdes’ apresenta o método de implantação de GDIS criado pela Revolusolar, a partir de experiências adquiridas pela Revolusolar e parceiros, a fim de facilitar e promover a replicação da metodologia por outros atores em diferentes territórios brasileiros. São fornecidas orientações práticas desde a fase de concepção e planejamento até a implementação de GDIS. Esta Cartilha aborda o 1° Estágio de implantação da Metodologia da Revolusolar, com instalações na modalidade de geração local junto à carga. Aplicada com êxito, em diversos territórios pelo Brasil, a implantação da energia solar em comunidades de baixa renda acelera a transição energética justa, ao passo que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico local, a preservação do meio ambiente, a redução das desigualdades e a construção de um futuro mais sustentável para todos.
Relatório Técnico ‘Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica de Interesse Social’
O Relatório Técnico produzido pela Revolusolar e pelo IEI-Brasil traz uma análise inédita de experiências nacionais e internacionais de GDIS, bem como recomendações para políticas públicas no campo no Brasil. O relatório apresenta um levantamento bibliográfico sobre GDIS, entendida como uma componente da Transição Energética Justa, que busca não apenas realizar uma mudança na matriz energética com rotas tecnológicas de baixa intensidade de carbono, mas também transformações com foco em aspectos sociais, ambientais e econômicos. O trabalho percorre por publicações que mostram a experiência internacional e do Brasil, de forma não exaustiva, buscando extrair lições e proposições de políticas públicas para auxiliar o tomador de decisão, seja de qualquer setor, para o desenvolvimento e aplicação da GDIS no Brasil.