Conjunto Habitacional Paulo Freire (SP)

Em 2023, ampliamos nossa atuação no estado de São Paulo. Compreendendo a importância da integração da energia solar com habitação social no Brasil, lançamos em parceria com o Instituto Polis um projeto piloto no Conjunto Habitacional Paulo Freire, em Guaianases.

O sistema fotovoltaico de 25 kW atende o consumo de energia das áreas comuns do Conjunto, reduzindo a conta de luz em cerca de R$ 3 mil mensais. 

O projeto segue um modelo organizativo coletivo baseado nos princípios da participação, da ajuda mútua, do saber popular, solidariedade e justiça social. Com a iniciativa, vamos contribuir para a democratização de um fornecimento de energia de baixo custo, com qualidade e sustentável. Na segunda fase do projeto, que está na etapa de prospecção, pretendemos instalar 40 kW adicionais para atender o consumo das residências das 100 famílias que vivem no conjunto, promovendo uma redução significativa da conta de luz de cada apartamento

Instalação de sistema de energia solar fotovoltaica de 25 kW para atender áreas comuns como iluminação das escadas, centro comunitário, bomba d’água e demais espaços. Num segundo momento iremos atender 100 famílias promovendo uma redução significativa das contas de luz dos apartamentos.

Capacitação de assistência técnica a movimentos populares e integrantes do movimento de moradia para a instalação e manutenção de protótipo de usina de geração de energia.
Vamos atender cerca de 300 pessoas por meio de curso online e gratuito sobre como organizações da sociedade civil, Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), setor público, privado e outros atores estratégicos podem contribuir para o combate à pobreza energética, a promoção de projetos de transição energética justa e a efetivação o Direito à Moradia e à Cidade.

Realização

Apoio

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!