Babilônia e Chapéu Mangueira (RJ)

Nas favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro, em 2021 foi criada, com apoio da Revolusolar, a usina da 1ª cooperativa de energia solar em uma favela do Brasil. Há painéis solares instalados no telhado da Associação de Moradores da Babilônia, em uma quadra esportiva e sobre uma escola e, juntos, compõem um sistema de geração compartilhada de energia que beneficia as 50 famílias ligadas à Cooperativa Percília e Lúcio de Energias Renováveis. O resultado faz diferença no dia a dia dos cooperados: desconto na conta de luz e garantia de abastecimento de energia em suas casas. Para 2024, está prevista a expansão do atendimento para até 100 famílias e a instalação de mais painéis solares. 
Esse é um marco para a cidade, para as favelas e para a energia solar social do país. Para a Revolusolar, é uma conquista, e o resultado da parceria com a comunidade. Foi na favela da Babilônia que a Revolusolar foi criada, em 2015, para então expandir suas atividades na comunidade vizinha, Chapéu Mangueira. Os morros ficam junto à Praia do Leme, uma das mais nobres áreas da capital fluminense. 
Em 2016, foram feitas as primeiras instalações em dois empreendimentos comerciais: Estrelas da Babilônia e Babilônia Rio Hostel. Em 2018, os próprios moradores da comunidade, capacitados como instaladores de energia solar, realizaram a  instalação em um espaço comunitário, a Escolinha Tia Percilia. Em 2023, novos painéis foram instalados e passaram a beneficiar os cooperados: estão na quadra de esportes da Babilônia e no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Dona Marcela, instituição ligada à rede municipal de ensino.

Ações de eficiência energética e instalação de sistemas fotovoltaicos em 2 empreendimentos comerciais locais,  1 escola comunitária, 1 residência (com telhas solares) e 3 usinas compartilhadas na Associação de Moradores da Babilônia, EDI Dona Marcela e Quadra da Babilônia, totalizando 64 kWp e gerando economias na ordem de R$ 80 mil  anuais.

30 moradores formados como eletricistas e auxiliares de instalação solar.

  • Mais de 300 crianças e adolescentes já participaram de oficinas de educação ambiental.
  • Capacitação de lideranças comunitárias e gestores da cooperativa de energia solar. 
  • Eventos e oficinas públicos educacionais e culturais sobre energia sustentável.

Resultados

65kW

instalados (46 UCs*)

+ R$78 mil

em economias com energia por ano

30

moradores formados

300+

crianças nas oficinas de educação ambiental .

Apoio

Realização

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!
plugins premium WordPress
Bu saytdakı bəzi oyunlar hətta Mostbet onlayn kazinonun rəğbətini qazandığı üçün Populyar Oyunlar kateqiyasında da yer tutub. 1win Tətbiqdə qeydiyyatı tamamladıqdan sonra avtomatik başlanğıc etmiş olursunuz. 1win aviator Bu ağıllı kart oyununda başqa oyunçulara düzəngah oxuyun və bacarıqlarınızı nümayiş etdirin. 1win azerbaycan Yalnız statusa və xidmətin sürəkli müddət işlədiyinə etibar görmək olmaz. 1win