Respeitável público, está chegando o Circo Solar!

É com muita alegria e empolgação que anunciamos o Circo Solar! Em parceria com o Circo Crescer e Viver e apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SMAC) e dos fornecedores AE Solar, Helte e Romagnole, este novo projeto será mais um passo rumo à transição energética e a democratização da energia solar.

O Circo Solar é a realização de um sonho: levar energia solar fotovoltaica e seus benefícios para mais regiões do Rio de Janeiro. Isso só foi possível graças a parceria que firmamos com o Circo Crescer e Viver, uma organização instalada na Cidade Nova, que há 16 anos faz um trabalho importante atendendo moradores de comunidades do centro do Rio de Janeiro com o Circo Social, programa que visa impactar vidas e transformar contextos através da arte.

Pela primeira vez, a Revolusolar terá a oportunidade de levar a metodologia do Ciclo Solar, criada na Babilônia e Chapéu Mangueira, para outras comunidades. A metodologia envolve a comunidade local como protagonista da solução e combina três eixos principais:

-Programa de Energia Sustentável (Instalação de energia solar nas comunidades);

-Programa de Formação Profissional (de instaladores solares e eletricistas);

-Programa de Educação Ambiental (para crianças e adolescentes).

“Esse projeto veio para mostrar que meio ambiente, impacto social e cultura tem tudo a ver e são importantes para a promoção do desenvolvimento sustentável. A intenção é fazer do Circo Solar um piloto da expansão do nosso modelo de desenvolvimento sustentável e transição energética para toda Cidade Nova”. (Eduardo Avila, Diretor Executivo da Revolusolar).

“Queremos que nossa vizinhança seja referência no desenvolvimento de projetos que promovam meios verdes para superar os dramas sociais e econômicos. Nosso objetivo é dar a oportunidade aos nossos vizinhos de estarem no centro da revolução dos empregos verdes, dando assim ainda mais autonomia para que eles criem uma comunidade próspera, acolhedora e sobretudo sustentável”. (Renier Molina,  Diretor de Projetos e Desenvolvimento do Circo Crescer e Viver).

Neste ano, a primeira etapa da implementação do projeto terá a instalação de um sistema de energia solar no Circo, que acontecerá em breve; a formação de uma turma de moradores de comunidades do entorno que será capacitada como instaladores solares (17 no total) e que está com a chamada aberta para inscrição; e a realização de oficinas de educação ambiental para mais de 100 crianças e adolescentes participantes do programa Circo Social, com previsão de início em abril. 

Estamos trabalhando muito para que este seja apenas o primeiro projeto fora das comunidades em que nascemos! Queremos impactar cada vez mais pessoas e mostrar para o Brasil e para o mundo que a energia solar democratizada é possível!

Caio Villalva Guedes é jornalista formado pela FIAM-FAAM, atua como redator e fotógrafo e é voluntário da Revolusolar.

Você pode fazer a diferença!

Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável.Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.

Leave a Comment.

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com isso. Você pode checar nossa Política de Privacidade aqui.
Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com isso. Você pode checar nossa Política de Privacidade aqui.