Comunidade Solar - Jabaeté (ES)

Em 2023, a Revolusolar passa a atuar no Espírito Santo, em uma parceria com a EDP, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica de 90% do território estadual. Dessa parceria de sucesso, nasceu o projeto Comunidade Solar.
Na comunidade de Jabaeté, município de Vila Velha, foram instaladas usinas conectadas à rede elétrica em três instituições sociais: Tons de Amoras, espaço referência no apoio a mulheres e crianças da região, Instituto GG5, que engloba diversos projetos de assistência a juventude, esportes e artes urbanas, além de sediar o Banco Comunitário Terra, e Associação de Moradores de Nova Jabaeté, que se tornará um espaço de referência no apoio a coletivos locais.
Além das usinas, foram instalados seis totens abastecidos por energia solar no modelo off-grid, com baterias (não conectados à rede de energia elétrica) em espaços de uso comum, incluindo as principais praças da região, possibilitando o carregamento de equipamentos eletrônicos, como celulares. Além de popularizarem o acesso à energia solar, os totens também se tornaram elementos artísticos na comunidade, uma vez que cada totem representa, por meio da arte, um animal da fauna local. Através desse conceito, criado em parceria com biólogos e artistas da comunidade, unimos energia solar e a preservação do ecossistema.

Os sistemas fotovoltaicos nas três instituições sociais correspondem a uma potencial instalada de 15 kWp, com economia média mensal de R$ 450,49 por instituição.

Também foram instalados 6 totens de energia solar e baterias,  com potência de 600 W, para uso coletivo e gratuito em espaços públicos, para carregamento de celulares e acesso à internet.

Foram ofertadas 20 vagas para o curso de nível técnico de elétrica predial e instalação de energia solar com certificação do SENAI. Os alunos também receberam certificação em NR10 e NR35, ajuda de custo mensal e kit de Equipamento de Proteção Individual (EPI) correspondente à necessidade da formação.

Foram realizados treinamentos de autogestão, manutenção e monitoramento de usinas para lideranças comunitárias, e em parceria com o Instituto GG5, uma oficina de montagem dos totens de energia solar instalados na comunidade. Da parceria com o Instituto GG5 também nasceu o conceito de fauna local que incorpora a sustentabilidade e arte nos equipamentos públicos.

Realização

Apoio

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!