Educacional
Vemos a Revolução Solar como uma transformação social que estimula o desenvolvimento sustentável: Social, Econômico e Ambiental. Assim, vemos a necessidade de um forte componente educacional para formar mão-de-obra local, disseminar conhecimento e promover o engajamento da comunidade. Temos 5 principais frentes de atuação nesse sentido:
Oficinas infantis
Crianças Solares: Educação e conscientização de crianças das comunidades através de oficinas de arte, sustentabilidade, energia e meio-ambiente.
Conteúdos educativos
Eventos e Conteúdos Informativos:
– Elaboração de conteúdos educativos sobre ganhos de eficiência energética e funcionamento da energia solar.
– Organização do seminário <spanclass=”azul”>“A Revolução Solar no Brasil com Modelos Cooperativos”, em parceria com a OCB, com a presença do Presidente da REScoop (Federação Europeia de Cooperativas de Energias Renováveis), além de Deputados e o Presidente da OCB-RJ.
– Produção de um manual explicando como ler e entender o novo medidor digital instalado recentemente na comunidade.
Advocacy
Representação institucional no setor:
– Participação na audiência pública em Brasília, apresentando nosso projeto para a Frente Parlamentar Mista de Energia Renovável
– Participação nas redes “Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil” e “Rede Favela Sustentável”
Pesquisas
A Revolusolar foi objeto de estudos de caso em 4 publicações acadêmicas e publicamos nossa pesquisa de campo “Energia Elétrica na Babilônia: Acesso, Desafios e Perspectivas”.