

Participe do primeiro evento nacional sobre a democratização da transição energética, com líderes do setor.
Inscrição
Preencha o formulário abaixo e faça a sua inscrição gratuita!
Contextualização
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável é definido como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.”
Em 2015, em paralelo à aprovação do Acordo de Paris pelos países membros da ONU, foi também estabelecida a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A década de 2020 é conhecida como a década da ação, por ser o momento da verdade e virada de chave: ou criamos um novo modelo de desenvolvimento, que permita o desenvolvimento socioeconômico, sem comprometer o meio ambiente.
O mundo passa por diversas crises resultantes do modelo social e econômico construído nas últimas décadas. Recentes crises energéticas, ambientais, econômicas, sociais evidenciam este momento difícil que passamos.
No Brasil, a maior crise hídrica dos últimos 91 anos têm elevado os preços de energia. Precisamos de uma solução imediata, mas que seja também atenda as necessidades das próximas gerações.
É com essa visão que a Revolusolar trabalha: oportunidades de geração de empregos para os moradores nas comunidades, instala e opera usinas de energia solar dentro das favelas e, através do programa de educação ambiental, está mudando a vida de crianças e adolescentes que desde cedo estão percebendo a importância da sustentabilidade.
Vamos falar sobre isso juntos(as)? O 1º Fórum Brasileiro de Energia Sustentável e Inovação Social está chegando!
Programação
O evento acontecerá no dia 27 de outubro (quarta-feira) às 18h, online (com transmissão no youtube) e é totalmente gratuito. Serão 3 painéis com importantes nomes do setor energético e social. Confira:
Painel 1: Crise Hídrica e Energia Sustentável – 18h
No primeiro painel vamos juntos tentar entender:
- O que está por trás dessa crise hídrica?
- Quais seus impactos (principalmente para a população mais pobre)?
- Quais as soluções que temos para superá-la e como a geração distribuída solar pode contribuir para essa crise?
Para responder essas questões e debater sobre o tema contaremos com:

Bárbara Rubim
Advogada especialista em regulação do setor elétrico, com MBA em Finanças e Estratégias Empresariais pela Universidade Federal de Uberlândia.
Ao longo de sua trajetória no setor de energia, já trabalhou na administração pública, como assessora parlamentar, no terceiro setor – coordenando a campanha de Energias Renováveis do Greenpeace Brasil -, e na iniciativa privada.
Atualmente à frente da Bright Strategies, consultoria voltada à estruturação jurídica e regulatória de negócios em energias renováveis, Bárbara já participou do desenvolvimento de mais 230 MW de projetos somente nos últimos três anos e capacitou mais de 2200 pessoas por meio de treinamentos in company e de seu Masterclass de Regulação e Modelos de negócios em Geração Distribuída.
Além disso, Bárbara ocupa também a cadeira de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e está Diretora de Energia do Departamento de Infraestrutura da FIESP.

Teresa Liporace
Com experiência de mais de 20 anos no Terceiro Setor no Brasil, Teresa Liporace tem se dedicado, desde sua formação, na promoção de mudanças e políticas que melhorem a vida das pessoas. É engenheira química pela UFRJ, mestre em Engenharia de Produção com foco em Inovação Tecnológica e Qualidade – COPPE / UFRJ e diretora Programática no Instituto Clima e Sociedade.

Ciro Campos
Formado em Biologia, mestre em Ecologia, especialista em Agricultura Familiar. Trabalha no Instituto Socioambiental-ISA desde 2009, sediado em Boa Vista, Roraima, onde coordena atividades voltadas ao estudo dos potenciais energéticos locais e ao acesso à energia elétrica para comunidades em regiões remotas da Amazônia. É membro fundador do Fórum de Energias Renováveis de Roraima e do Movimento Puraké, e coautor do projeto musical ‘Planeta Oca’ que visa a sensibilização socioambiental para o público infantil.
Painel 2: Sustentabilidade em Rede e Transformação Social – 18h:30
O segundo painel tem como perguntas norteadoras:
- Qual a importância de se atuar em rede para promover a sustentabilidade?
- Quais seus impactos (principalmente para a população mais pobre)?
- Como as iniciativas das instituições representadas promovem a sustentabilidade?
Convidados:

Eduardo Cavaliere
Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e Coordenador Nacional do CB27.

Theresa Williamson
Planejadora urbana e diretora executiva da Comunidades Catalisadoras, organização sem fins lucrativos que publica o RioOnWatch, coordena a Rede Favela Sustentável e o Termo Territorial Coletivo, e faz a gestão do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas.

Kathlen Schneider
Pesquisadora em temas de energia solar fotovoltaica e eficiência energética, com especialidade em dimensionamento e simulação de sistemas de energia solar fotovoltaica integrados em edificações e geração distribuída compartilhada com foco em cooperativas. Possui graduação e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é diretora do Instituto para o Desenvolvimento em Energias Alternativas na América Latina (IDEAL). Foi mentoranda em 2019 do Programa de Mentoria da rede internacional Global Women’s Network for the Energy Transition e é uma das co-fundadoras e coordenadoras da Rede Brasileira de Mulheres em Energia Solar (Rede MESol).
Painel 3: Inauguração da 1a cooperativa de energia solar em favelas do Brasil – 19h
Um dos sonhos da Revolusolar finalmente se tornou realidade e vamos inaugurar a cooperativa de energia solar que já está gerando descontos na conta de luz de 34 famílias das favelas Babilônia e Chapéu Mangueira (Rio de Janeiro).
Sua participação é muito importante para deixar esse debate mais incrível do que já está! Nosso encontro (virtual) está marcado para quarta-feira (27 de outubro) às 18h com transmissão no youtube. O evento é totalmente gratuito e basta se inscrever preenchendo o formulário acima.
Até lá!