O que é preciso saber para trabalhar com energia solar

A energia solar mostrou sua força durante a pandemia do Covid. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades no nosso país, houve um crescimento de 70% das instalações. Neste ano, espera-se ainda mais, impulsionado pela crise hídrica e o consequente aumento das tarifas.

O crescimento traz muitos empregos, tão necessários neste momento. Pelas contas da ABSOLAR, chegamos a quase 300.000 profissionais trabalhando com energia solar no Brasil. E precisamos de mais – afinal, não existe robô para assumir esse trabalho.

Como se elabora um projeto de energia solar

Todo projeto começa com a análise da situação do cliente: qual é seu consumo de eletricidade, e quais são as áreas no telhado que podem receber as placas, que são chamadas de módulos fotovoltaicos.

O vendedor trata com o cliente para cuidar das condições financeiras e adaptar o projeto às possibilidades dele, junto com equipe técnica e administrativa da empresa.

Em seguida, os projetistas elaboram os projetos técnicos, iniciam a compra do material e dão entrada na concessionária para legalizar a instalação.

A execução contempla a instalação elétrica, conduzida por um eletricista (técnico ou engenheiro) que legaliza também o projeto junto à concessionária. 

A instalação dos módulos no telhado é a parte mais delicada, porque precisa respeitar a sua estrutura física e evitar infiltrações, que podem trazer alto prejuízo. Carpinteiros e engenheiros civis são as pessoas certas para cuidar disto.

O apoio aos profissionais citados acima é feito por     
ajudantes, que ganham mais chances de demonstrarem experiência ou apresentarem certificados de cursos específicos.

O que aprender para executar instalações – elétrica

A instalação elétrica de um sistema fotovoltaico vai um tanto além do que os eletricistas prediais costumam fazer. Os módulos geram energia em corrente contínua, e a tensão pode chegar até 1500V. No caso de um curto-circuito, há risco de incêndio, dano de equipamentos e queimadura, por causa do arco voltaico.

Não é difícil evitar o risco, mas é preciso aprender a usar o alicate amperímetro antes de abrir qualquer conexão em corrente contínua. Protocolos para iniciar a operação aumentam também a segurança.

A experiência em sala de aula com equipamento caro, como inversores, vale muito a pena e evita danos na instalação real. 

Nos nossos cursos, os alunos gostam especialmente da etapa quando simulamos erros comuns em instalações, e eles precisam descobrir o que aconteceu. É divertido e didático ao mesmo tempo.

O que aprender para executar instalações – telhado

Há várias formas como fixar os módulos na estrutura do telhado, dependendo se é madeira ou metal, e qual telha foi utilizada. 

O alinhamento dos módulos precisa ser feito com bastante atenção, pois falhas nestes se tornam aparente, e leva reclamações do cliente. Refazê-lo causa um retrabalho imenso e atrasa toda a obra. São técnicas simples que economizam tempo e trazem um resultado impecável desde o início.

Um outro assunto é o respeito às exigências apresentadas no manual de instalação dos módulos. Com frequência vemos nas redes sociais instalações fora do padrão que acabam eliminando a garantia do produto. É um prejuízo enorme para o proprietário, que em condições de instalação correta pode recorrer contra o fabricante ao longo de 25 ou até 30 anos.

Saiba mais

No site da Solarize, há muito material informativo e formativo sobre projetos fotovoltaicos. O Manual de Energia Solar, por exemplo, explica como se elaboram esses projetos, e pode ser baixado gratuitamente.

Se quiser aprender o conhecimento, então participe do curso de instalador ou de projetista, que são muito práticos e levam diretamente ao assunto.  

A Solarize é parceira da Revolusolar e fundamental no Programa de Formação Profissional.

Hans Rauschmayer é sócio-gerente da empresa Solarize Treinamentos Profissionais Ltda, onde montou a abrangente grade de capacitação. Reconhecido especialista em energia solar, já foi convidado para ensinar e palestrar em universidades, instituições, congressos nacionais e internacionais e vários programas de TV.

Você pode fazer a diferença!

Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável. Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.

Leave a Comment.

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com isso. Você pode checar nossa Política de Privacidade aqui.
Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com isso. Você pode checar nossa Política de Privacidade aqui.