Por que estamos construindo uma cooperativa solar em uma favela? Comunidade ou Favela? Parte 5 – Final
[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Hoje, encerramos a série “Por que estamos construindo uma cooperativa solar na favela?”. Até aqui, falamos da difícil realidade de acesso à energia na favela, de como a situação piorou na pandemia, sobre o histórico de atividades da Revolusolar, e sobre o contexto regulatório da geração distribuída de energia no Brasil.
Para concluir, falaremos das tradições comunitárias nesse território. A história da favela é de cooperação, de coletividade, de autogestão e de mutirões. Todos se conhecem e se ajudam. Por isso há essa confusão comum entre os termos “comunidade” e “favela”.
Mas qual é o certo? Favela ou Comunidade? Segundo Valdinei Medina, liderança comunitária na Babilônia, “o termo favela refere-se ao território (normalmente morro), enquanto comunidade é a população que ali habita, são as pessoas”.
O projeto da cooperativa solar, além de ser mais viável técnica e economicamente, harmoniza com essas tradições comunitárias. Este modelo está alinhado também à proposta do financiamento coletivo, que é aberto, horizontal, democrático e transparente. Não à toa, escolhemos ele para financiar a construção da primeira cooperativa de energia solar em uma favela do Brasil.
Agora que você já entendeu um pouco mais o que nos motivou a construir uma cooperativa solar na favela, que tal nos ajudar a concretizar esse sonho? Entre em nosso link e contribua como puder! www.benfeitoria.com/revolusolar
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row awb_type=”color” awb_stretch=”1″ awb_color=”#ededed”][vc_column][vc_column_text]
Você pode fazer a diferença!
Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável.
Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.[/vc_column_text][vc_btn title=”CONTRIBUA COM ESSE SONHO E ENTRE PARA A HISTÓRIA!” style=”3d” shape=”round” color=”warning” align=”center” i_align=”right” i_icon_fontawesome=”fa fa-heart” button_block=”true” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Frevolusolar.org.br%2Fdoe%2F|||”][/vc_column][/vc_row]