Circo Solar (RJ)

O Circo Crescer e Viver é referência em ações focadas no desenvolvimento socioeconômico, sociocultural e socioambiental das comunidades do entorno da Cidade Nova – bairro histórico da região central do Rio de Janeiro, onde também fica a sede da Revolusolar.

Para deixar essa atuação ainda mais potente e ampliar os impactos, Circo Crescer e Viver e Revolusolar, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, em 2022 unem-se no Projeto Circo Solar. A proposta inclui três eixos: a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica sobre a estrutura do circo; formação de moradores do entorno do Circo como eletricistas e auxiliares de instalação solar; e ainda oficinas de educação ambiental para crianças e adolescentes.

Para deixar essa atuação ainda mais potente e ampliar os impactos, Circo Crescer e Viver e Revolusolar, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, em 2022 unem-se no Projeto Circo Solar. A proposta inclui três eixos: a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica sobre a estrutura do circo; formação de moradores do entorno do Circo como eletricistas e auxiliares de instalação solar; e ainda oficinas de educação ambiental para crianças e adolescentes.

O  Circo Solar é um projeto piloto da expansão de um modelo de desenvolvimento comunitário sustentável, o primeiro da Revolusolar realizado fora das favelas da Babilônia e do Chapéu Mangueira. Esta também é a primeira instalação feita pela Revolusolar em um equipamento cultural, e traz ganhos econômicos concretos: como o Circo gera 100% da energia que consome, há economia na conta de luz e possibilidade de investimento em outros setores.

A intenção é criar um movimento de transição energética socialmente justa e inclusiva na região central do Rio até 2030,  replicando essa experiência em novos equipamentos culturais e outras edificações da Cidade Nova. Dessa forma, podemos construir juntos um “bairro solar”, com melhor qualidade de vida dos vizinhos e uma comunidade resiliente, próspera, acolhedora e vibrante.

Instalação de sistema de energia solar fotovoltaica de 15 kWp, gerando economias mensais na ordem de R$ 18.000 por ano na conta de luz do Circo, possibilitando o reinvestimento em atividades sociais na região.

14 moradores de comunidades de baixa renda do entorno do bairro da Cidade Nova foram formados como eletricistas e instaladores de energia fotovoltaica.

200 crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Circo Social já participaram de oficinas de educação ambiental e se engajaram no processo de instalação solar.

Resultados

15kW

instalados (46 UCs*)

+R$ 18mil

em economias com energia por ano

14

moradores formados

Apoio Institucional

Equipamentos

Realização

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!