Energia Solar Para Transformação Social – Oportunidades com o PL 5829/19

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Muito se tem discutido sobre as mudanças regulatórias para a Geração Distribuída (GD). Realizamos um webinar com representantes de associações, comunidades e o deputado relator do PL 5829, que propõe o novo Marco Legal da GD no Brasil.

Para entender o impacto da GD na população mais pobre, propomos duas perspectivas: (1) o impacto da GD na conta de luz de quem não tem GD; e (2) o impacto direto da instalação de GD nas comunidades de baixa renda.

1 – Impacto da GD na conta de luz de quem não tem GD
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) vem mostrando que a GD contribui para todos com os benefícios líquidos nos custos do setor elétrico, podendo resultar em contas de luz mais baratas.

2 – Instalação de GD em comunidades de baixa renda.
Esta perspectiva, menos discutida no setor, diz respeito ao potencial de impacto da instalação da GD em consumidores de baixa renda. Isso é possível pela redução de custos dos equipamentos, novas linhas de financiamento e novos modelos, como o que estamos criando.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Dentre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a humanidade até 2030, temos: [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/5″][vc_single_image image=”3715″][/vc_column][vc_column width=”1/5″][vc_single_image image=”3706″][/vc_column][vc_column width=”1/5″][vc_single_image image=”3713″][/vc_column][vc_column width=”1/5″][vc_single_image image=”3707″][/vc_column][vc_column width=”1/5″][vc_single_image image=”3721″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]A GD, principalmente a solar, é uma solução que une esses e outros ODS, e integra os 3 pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. 

É nesse sentido que viemos trabalhando e que estamos aplicando com o piloto na Babilônia e Chapéu Mangueira, com a nossa metodologia do ciclo solar: integramos a GD Solar (que reduz os custos de energia), a um programa de formação profissional de moradores como eletricistas e instaladores solares (gerando emprego renda, engajamento e autonomia), e um programa de educação infantojuvenil (que preenche uma lacuna da educação e sensibiliza a nova geração para as mudanças que estão por vir).

Estamos construindo a 1a cooperativa de energia solar em favelas do Brasil, que entrará em operação nas próximas semanas. Um projeto piloto para 36 famílias, com um sistema solar no telhado da associação de moradores.  Uma Revolução Solar: fazer das favelas e outras comunidades pólos de geração de energia sustentável para as cidades. 

Porém, se for aprovada a proposta da ANEEL de revisão regulatória, as economias deste projeto piloto de 36 famílias seriam suficientes apenas para 15. A replicação dessa Revolução Solar estaria em risco.

Por isso apoiamos o PL 5829/2019 com a inclusão da Emenda Social que propomos, para trazermos essa importante visão social para o novo marco legal da GD. 

Contamos com a sua ajuda para isso! Clique aqui para pressionar os deputados.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row awb_type=”color” awb_stretch=”1″ awb_color=”#ededed”][vc_column][ultimate_spacer height=”30″][vc_column_text]

Você pode fazer a diferença!

Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável.

Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.[/vc_column_text][vc_btn title=”CONTRIBUA COM ESSE SONHO E ENTRE PARA A HISTÓRIA!” style=”3d” shape=”round” color=”warning” align=”center” i_align=”right” i_icon_fontawesome=”fa fa-heart” button_block=”true” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Frevolusolar.org.br%2Fdoe%2F|||”][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment.

plugins premium WordPress