Entenda sua conta de luz

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Composição da tarifa de energia elétrica

[/vc_column_text][vc_column_text]

A maioria de nós consome energia elétrica das empresas distribuidoras, que cobram por esse serviço por meio da “conta de luz”.

O valor cobrado dos consumidores de baixa tensão (que podem ser consumidores residenciais, comerciais e rurais), referente ao seu consumo de eletricidade em kWh (quilowatt-hora) é calculado com base na tarifa de energia elétrica, além de outros tributos e encargos estaduais e municipais.

O preço pago pela geração da energia propriamente dita é apenas um dos componentes da tarifa, já que mesmo quem não consumir nada no mês, tem que pagar pelo “Custo Mínimo”.

Este Custo Mínimo é diferente de acordo com o tipo de conexão elétrica do estabelecimento. Consumidores monofásicos (cuja conexão elétrica só tem uma fase) são cobrados, no mínimo, 30 kWh. Consumidores bifásicos são cobrados 50 kWh e consumidores trifásicos, 100 kWh. Esta cobrança existe para garantir à distribuidora uma remuneração mínima e fixa pela disponibilidade dos da rede de distribuição, que ela deve manter, independentemente do consumo.

O valor da tarifa de energia elétrica é definido anualmente e publicado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), de forma a garantir às distribuidoras um lucro determinado legalmente, considerando as suas receitas de venda de energia para seus consumidores e os seus custos com:

    1. Compra de energia dos geradores (inclui compra da parcela da energia que será perdida ou furtada);
    2. Pagamento de tarifa às transmissoras;
    3. Operação e manutenção da sua rede de distribuição;
    4. Investimentos em melhorias e reforços na rede;
    5. Custos administrativos, encargos e tributos.

[/vc_column_text][vc_column_text]

Para abarcar esses componentes, a tarifa calculada para garantir o equilíbrio financeiro das distribuidoras é dividida em:

  • Parcela A: custos da compra de energia, da transmissão e dos encargos setoriais (em média 53,5% da tarifa)
  • Parcela B: custos da distribuição de energia (em média 17%)

Os outros cerca de 30% (em média) faltantes para compor o valor final da energia elétrica correspondem a tributos pagos ao Governo.

Os Programas de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são tributos federais cobrados pela União para manter programas voltados ao trabalhador e para atender a programas sociais do Governo Federal.

Já o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um tributo estadual que incide sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e serviços e é de competência dos governos estaduais e do Distrito Federal. O ICMS é regulamentado pelo código tributário de cada estado, ou seja, estabelecido em lei pelas casas legislativas e por isso são variáveis. [1]

A Figura 1 ilustra cada uma dessas parcelas e suas participações.

[/vc_column_text][vc_column_text]

Figura 1: Valor Final da Energia Elétrica

[/vc_column_text][vc_single_image image=”5066″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”fadeInUp”][vc_column_text]

Fonte: ANEEL, 2017

[/vc_column_text][vc_column_text]

Ao analisar a conta de luz, podemos observar ainda que o valor dos impostos pode variar entre um mês e o outro. Isso se dá porque:

  1. O PIS e COFINS têm bases de cálculo complexas, que dependem da cadeia de suprimento das distribuidoras, e são recalculados todo mês;
  2. O ICMS varia em função do consumo mensal. Por exemplo, o consumidor residencial com consumo abaixo de 50 kWh é isento de ICMS. Entre 51 e 300 kWh, ele paga 18%, entre 301 e 450 kWh, são 31% e acima, 32%.

[/vc_column_text][vc_column_text]

Desde 2015, as contas de energia têm uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias. Este Sistema indica se haverá acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor, em função das condições de geração de eletricidade do país e seus custos para o setor elétrico.

O funcionamento é simples: as cores das Bandeiras (verde, amarela ou vermelha – assim como as cores dos semáforos/sinais de trânsito) indicam se a energia está mais cara ou mais barata. O objetivo é influenciar o nível de consumo, com incentivos financeiros. Para entender mais sobre as Bandeiras Tarifárias, veja esta página da ANEEL sobre o tema. A Figura 2 traz as bandeiras e os acréscimos equivalentes.

[/vc_column_text][vc_column_text]

Figura 2: As bandeiras tarifárias da conta de luz

[/vc_column_text][vc_single_image image=”5068″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”fadeInUp”][vc_column_text]

Fonte: ANEEL, 2020

[/vc_column_text][vc_column_text]

Resumindo, a nossa conta de luz abarca diversos outros custos além da energia de fato. Entender isso é importante para o próximo texto, que vai tratar das perdas de energia elétrica que podem ocorrer nesse setor e, como vimos, são contabilizadas na tarifa.

[/vc_column_text][vc_column_text]

Referências

[1] ANEEL. Por dentro da conta de luz – informação de utilidade pública. Outubro 2008. Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/Cartilha_1p_atual.pdf. Acesso em: 28 Jan. 2021.

ANEEL. Como é composta a tarifa. 08 fev. 2017. Disponível em: https://www.aneel.gov.br/conteudo-educativo/-/asset_publisher/vE6ahPFxsWHt/content/composicao-da-tarifa/654800?inheritRedirect=false. Acesso em: 27 Jan. 2021.

ANEEL. Bandeira tarifária permanece verde em abril. Março 2020. Disponível em: https://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa-exibicao/-/asset_publisher/XGPXSqdMFHrE/content/bandeira-tarifaria-permanece-verde-em-abril/656877?inheritRedirect=false. Acesso em: 31 Jan. 2021.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row awb_type=”color” awb_stretch=”1″ awb_color=”#ededed”][vc_column][vc_column_text]

Você pode fazer a diferença!

Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável.

Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.[/vc_column_text][vc_btn title=”CONTRIBUA COM ESSE SONHO E ENTRE PARA A HISTÓRIA!” style=”3d” shape=”round” color=”warning” align=”center” i_align=”right” i_icon_fontawesome=”fa fa-heart” button_block=”true” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Frevolusolar.org.br%2Fdoe%2F|||”][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row_content_no_spaces” bg_type=”grad” bg_grad=”background: -webkit-gradient(linear, left top, left bottom, color-stop(0%, #3010FF), color-stop(94%, #7801FF));background: -moz-linear-gradient(top,#3010FF 0%,#7801FF 94%);background: -webkit-linear-gradient(top,#3010FF 0%,#7801FF 94%);background: -o-linear-gradient(top,#3010FF 0%,#7801FF 94%);background: -ms-linear-gradient(top,#3010FF 0%,#7801FF 94%);background: linear-gradient(top,#3010FF 0%,#7801FF 94%);”][vc_column][ultimate_spacer height=”45″ height_on_mob=”25″][vc_single_image image=”5069″ img_size=”medium” alignment=”center” css_animation=”fadeInDown”][ultimate_spacer height=”45″ height_on_mob=”25″][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment.

Bu saytdakı bəzi oyunlar hətta Mostbet onlayn kazinonun rəğbətini qazandığı üçün Populyar Oyunlar kateqiyasında da yer tutub. 1win Tətbiqdə qeydiyyatı tamamladıqdan sonra avtomatik başlanğıc etmiş olursunuz. 1win aviator Bu ağıllı kart oyununda başqa oyunçulara düzəngah oxuyun və bacarıqlarınızı nümayiş etdirin. 1win azerbaycan Yalnız statusa və xidmətin sürəkli müddət işlədiyinə etibar görmək olmaz. 1win