Programa de Formação Profissional (PFP)

Por que?

Os moradores de comunidades de baixa renda são majoritariamente autônomos ou subempregados. Nesse sentido, atuamos para que esta população se torne apta a competir por empregos de maior remuneração no mercado de eletrotécnica e de energia solar, líder na geração de empregos entre as fontes renováveis (IRENA). Além do impacto direto com a geração de emprego e renda locais, o PFP habilita equipes na comunidade para instalar e fazer a manutenção dos sistemas (que duram pelo menos 25 anos), garantindo resiliência, autonomia e engajamento da população local, e, assim, aumentando as chances de sucesso dos projetos.

Como?

Por meio de uma equipe de voluntariado e parcerias. Uma parte das aulas é oferecida na comunidade, outra em escolas técnicas parceiras e há também as que ocorrem virtualmente.  O programa forma moradores de comunidades de baixa renda a partir do oferecimento de cursos profissionalizantes e do desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais.

Qual o impacto?

A formação profissional promove o protagonismo e autonomia da comunidade e de seus moradores no projeto, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho e gerar novos empregos locais de qualidade. A contribuição dos moradores capacitados é muito relevante para o trabalho da Revolusolar, tanto para as instalações solares quanto para uma atuação ágil em caso de problemas, diminuindo as perdas técnicas e econômicas. Além disso, ao dominarem os aspectos técnicos dos projetos implantados, estes moradores podem transmitir esses conhecimentos para seus filhos e filhas – seja diretamente no dia a dia familiar ou realizando demonstrações nas oficinas de Educação Infantojuvenil promovidas pelo PEC, potencializando assim a apropriação de conhecimento sobre energia solar no público infantojuvenil.

ODS relacionados

Participe dessa Revolução Solar

Ajude a impulsionar no Brasil uma transição energética justa!

Resultados

52 formados

no Programa de Formação Profissional até junho/2023

Cerca de 30% dos alunos conseguem atuar em pelo menos uma atividade remunerada na área elétrica ou fotovoltaica nos primeiros meses após a formatura.
Em 2022, 57% dos alunos formados no PFP (BCM e Circo) realizaram algum serviço remunerado na área fotovoltaica ou elétrica. A geração de renda média pelas contratações é de R$1.750.
plugins premium WordPress
Bu saytdakı bəzi oyunlar hətta Mostbet onlayn kazinonun rəğbətini qazandığı üçün Populyar Oyunlar kateqiyasında da yer tutub. 1win Tətbiqdə qeydiyyatı tamamladıqdan sonra avtomatik başlanğıc etmiş olursunuz. 1win aviator Bu ağıllı kart oyununda başqa oyunçulara düzəngah oxuyun və bacarıqlarınızı nümayiş etdirin. 1win azerbaycan Yalnız statusa və xidmətin sürəkli müddət işlədiyinə etibar görmək olmaz. 1win