Revolusolar lança financiamento coletivo para primeira cooperativa de energia solar numa favela do Brasil

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O projeto da ONG carioca, finalista em prêmio da ONU, vai atender dezenas de famílias na Babilônia e no Chapéu Mangueira que economizarão até 30% na conta de luz

Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2020 – A ONG carioca Revolusolar lança hoje (17) uma campanha de financiamento coletivo para levantar recursos e instalar a primeira cooperativa de energia solar numa favela do Brasil. Cerca de trinta famílias das favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul, terão uma redução média de 30% na conta de luz quando a cooperativa estiver em operação.

“Até agora, só tínhamos feito instalações solares individuais. Mas percebemos que para levar a energia solar para as famílias, o melhor modelo é o de geração compartilhada, através de cooperativas,” disse Eduardo Avila, diretor executivo da Revolusolar.

A cooperativa será construída com mão de obra local, na Associação de Moradores da Babilônia. Por questões de prevenção ao COVID- 19, as obras serão iniciadas apenas quando for seguro. Serão 58 placas solares de última geração instaladas no telhado de 177m2 da Associação de Moradores da Babilônia.

“Esse é nosso projeto piloto de um novo modelo que vínhamos desenhando e validando com diversos atores do setor de energia do Brasil e do mundo nos últimos meses, co-criando junto a lideranças locais,” disse Avila. “O plano é expandir e levarmos energia solar acessível a outras comunidades do Rio e do Brasil.”

Os materiais para instalação dos painéis serão doados pelas empresas chinesas LONGi e GoodWe, ambas líderes em produção de equipamentos para energia solar no mundo. Mas ainda falta cobrir os custos de instalação, capacitação profissional de moradores e implementação de medidas de eficiência energética nas casas dos beneficiados.

A cooperativa faz parte de um plano de expansão da atuação da Revolusolar. Na Babilônia e no Chapéu Mangueira, a ONG já mantém três instalações solares que geram R$ 15 mil de economia todo ano para uma escola, um albergue e um restaurante. Além disso, a organização já capacitou 31 moradores como eletricistas e instaladores de painéis solares.

“Desde que fiz a capacitação, tenho feito sempre trabalhos de manutenção particular. Minha vida mudou para melhor e ganhei novas perspectivas de trabalho”, disse Adalberto Almeida, o primeiro instalador solar treinado pela Revolusolar na Babilônia.

As doações podem ser feitas através do site Benfeitoria, em faixas que cabem em todos os bolsos, a partir de R$ 20. Todos os doadores ganham uma recompensa com base no valor doado, que vai desde o reconhecimento no relatório do projeto, passando eco-kits com copos, camisas e bolsas. Doadores corporativos recebem um treinamento imersivo em sustentabilidade para os seus colaboradores.

A campanha de financiamento coletivo dura um mês e depois disso a Revolusolar inicia as obras de instalação dos painéis solares. O lançamento da cooperativa está previsto para o mês de novembro.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Revolusolar

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

A Revolusolar é uma organização sem fins lucrativos que promove a energia solar em comunidades de baixa renda. Para isso, gerencia projetos de geração de energia, formação profissional, pesquisa, eventos e educação sustentável. A ONG coleciona reconhecimento internacional, como finalista do Prêmio Jovens Campeões da Terra, promovido pela ONU, e também finalista do Global Innovation Lab for Climate Finance, que seleciona instrumentos financeiros inovadores para impulsionar ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Contato

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Júlio Lubianco
julio.lubianco@revolusolar.org.br
21 96463-7061[/vc_column_text][vc_column_text]Lenilton Costa
lenilton0105@gmail.com
61 99241-1191[/vc_column_text][vc_column_text]Eduardo Avila
eduardo.avila@revolusolar.org.br
21 99915-8583[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row awb_type=”color” awb_stretch=”1″ awb_color=”#ededed”][vc_column][vc_column_text]

Você pode fazer a diferença!

Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável.

Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.[/vc_column_text][vc_btn title=”CONTRIBUA COM ESSE SONHO E ENTRE PARA A HISTÓRIA!” style=”3d” shape=”round” color=”warning” align=”center” i_align=”right” i_icon_fontawesome=”fa fa-heart” button_block=”true” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Frevolusolar.org.br%2Fdoe%2F|||”][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment.

plugins premium WordPress
Bu saytdakı bəzi oyunlar hətta Mostbet onlayn kazinonun rəğbətini qazandığı üçün Populyar Oyunlar kateqiyasında da yer tutub. 1win Tətbiqdə qeydiyyatı tamamladıqdan sonra avtomatik başlanğıc etmiş olursunuz. 1win aviator Bu ağıllı kart oyununda başqa oyunçulara düzəngah oxuyun və bacarıqlarınızı nümayiş etdirin. 1win azerbaycan Yalnız statusa və xidmətin sürəkli müddət işlədiyinə etibar görmək olmaz. 1win